Greenwashing e Produtos de Limpeza.
O crescimento do conceito de desenvolvimento sustentável por todo o mundo trouxe um grande alerta sobre a necessidade de o ser humano se relacionar melhor com o meio ambiente.
Os avanços tecnológicos permitiram uma grande melhora nos impactos ambientais causados por produtos químicos
Mas afinal o que é Greenwashing?
A tradução do termo greenwashing para o português pode ser algo como “lavagem verde” ou "pintando de verde".
Esta na "moda" ser ecologicamente correto, por conta disso muitas empresas acabaram abraçando a publicidade gratuita ou o marketing verde, utilizando uma série de frases que fazem alusão a possíveis propriedades ecológicas, que não podem ser comprovadas , ou que são demasiadamente genéricas, para que o consumidor consiga compreendê-las com clareza.
Greenwashing e Produtos de Limpeza.
A prática de greenwashing é vista com frequência em rótulos de produtos de limpeza,sendo uma "pegadinha" muito comum a associação de uma função do produto a benefícios à natureza.
Por exemplo, o sabão em pó que garante tirar manchas em uma única lavagem ou o amaciante concentrado que não contribuem para a degradação do meio ambiente porque ajudam o consumidor a utilizar menor volume de água.
O que vale, mesmo, são seus componentes químicos. Segundo o Inmetro, grande parte dos detergentes presentes no mercado, costumam conter fosfatos, nutrientes que, quando jogados em rios e lagos, provocam um processo denominado eutrofização, com efeitos como o crescimento acelerado de algas.
Previna-se contra o Greenwashing
É preciso ficar sempre atento aos rótulos dos produtos, procurando os selos oficiais das entidades comprometidas com a responsabilidade sócio-ambiental.
Conheça as certificações ambientais mais utilizadas no Brasil:
- FSC (Forest Stewardship Council)
- IBD (Instituto Biodinâmico)
- PROCEL
- Ecocert
- ISO 14021
A presença destas certificações garante a veracidade das informações. É importante, se possível, verificar no site da certificadora se o nome da empresa consta no cadastro, porque existem produtos que fazem uso dos selos ilegalmente. Existem, também, algumas imagens que enganam o consumidor por serem parecidas com um selo certificador.
Agora que você já aprendeu o que é o greenwashing e sabe como evitar produtos baseados nessa estratégia enganosa, compartilhe informações como essa e seja sustentável de verdade.
E sim, é possível encontrar no mercado empresas sérias, que buscam o aprimoramento constante de seus produtos e a redução de impactos ambientais.
Consumo consciente: o meio ambiente agradece ;)